segunda-feira, 12 de abril de 2010

Férias da Páscoa

Inharrime

Iniciadas as férias da Páscoa e como prometido, lá voltámos ao orfanato para ajudar na organização da biblioteca. Acabámos por não concretizar isso, pois, de Portugal enviaram um contentor cheio de coisas para mais uma vez se perceber como é que um país tão pequeno consegue ter um coração tão grande.
Metemos mãos à obra e lá fomos nós. A nossa tarefa era organizar/separar o material escolar, por forma a que este fosse colocado no devido contentor. Estava tudo num dormitório que era urgente desocupar, pois nesse fim-de-semana (Domingo de Páscoa) eram baptizadas muitas das meninas do orfanato e com isso esperavam-se alguns dos seus familiares para assistirem a tal acontecimento. Como a maioria das pessoas é de longe, seria necessário um espaço para pernoitarem.



Por falar em pernoitar, nós ficámos instalados numas baracas/redondos. Autênticos espaços de luxo. Digo isto porque já estivemos em locais dignos de encerramento, aos olhos da ASAE. A segunda foto é o interior de uma destes redondos. Não era aquele em que ficámos, mas é um bom exemplo. Só não dá para perceber que se trata de uma suite.
Zavora


Passados dois dias viemos embora, pois o programa era ir mais para norte. Primeiro 3 dias em Inhambane, na praia do Tofo, depois mais uns tantos em Murrungulo, com direito a ir passear num dos dias a Pomene. Antes de subirmos, o João foi mostrar-me a praia de Zavora, que fica pertissimo do orfanato (20Km). Tomámos o pequeno almoço (British - ovos, pão, bacon, etc), num lodge que há por lá.

Tofo
Metemo-nos à estrada, rumo ao Tofo. Eu pensava que iamos acampar, mas o Joãozinho fez-me uma surpresa e ficámos instalados num lodge com uma varanda de frente para o mar. Era assim que nos deitávamos e acordávamos, com esta vista. Esta surpresa devia-se ao facto de comemorarmos 1 ano de casados, ou seja, já cá estamos há mais de 1 ano.



As aventuras não tinham acabado, pois resolvemos ir andar a cavalo. Foi 1 hora e meia pela praia e mato, que me deixaram dorida!! Demorei 2 dias a recuperar da dor traseira. Ahahahahaha. Acabados os dias aqui, com vontade de ficar mais, lá nos metemos à estrada para nos encontrarmos com a Sandra e o António.

Murrungulo
Ao chegarmos a Murrungulo, não sabiamos onde ficava o camping/lodge. Por meio de areais lá demos com a coisa. Montadas as tendas e após termos mandado um mergulho no mar, toca de fazer brasas para o jantar. Peixinho fresquinho, vindo da praia do Tofo. No dia seguinte, entre mandar mergulhos também se subia aos coqueiros. Árvore muito perigosa, digo-vos já. O António veio com uma conversa do "coco assassino". Falava que uma das maiores causas de morte em África, são os cocos, quando caiem das árvores. Nunca me tinha passado tal pela cabeça, tanto que me ri, com tamanha teoria, mas vos garanto, que depois fomos confirmando e agradecendo a sorte que iamos tendo quando eles caiam segundos/minutos depois de termos estado naquele local. Passei o tempo a andar de cabeça para cima, tentando não passar por baixo das palmeiras.
Aumentei a foto, para que percebam que eu estou ali a subir no tronco....será que vai ser preciso uma seta?



Para comemorar o 1º aniversário de casamento, levei o vestido que usei nesse dia. Além de que jantámos todos à luz de velinhas, que insistiam em se apagar, com a brisa que se sentia.

Pomene

Pomene é uma reserva natural, para entrarmos temos que pagar, mas aconselha-se um 4x4....Nós que estávamos numa pick-up ficámos atascados na areia e teve-se que ligar a tracção, mas esta também parecia não estar em condições, porque parecia que a roda do lado direito estava para se partir.Estivemos a ver o caso mal parado e eu, fora do carro só pensava nos animais que podiam andar por ali. Mas valeu a pena....praia calma, ampla, água quentinha e transparente, como temos apanhado frequentemente, muito bom!!!






Beijinhos. Estamos juntos
na transparência





4 comentários:

rita disse...

ahahahahah... tive que me rir... farto-me de aqui vir, olhar para o paraíso (estou aborrecida de morte no meu trabalho, e assim sempre me distraio), e só agora reparei na formiga a subir ao Coqueiro!!! Muito bom!

Anônimo disse...

Olá!!! :)

Saudades!! Pois, eu também tive de me rir mas por imaginar os meninos (principalmente o basmati) a tentar manobrar a mula. Ainda te lembravas de alguma coisa?? ;p

Muitos beijinhos aos dois! Aqui na terra esperamos por outra visita vossa o quanto antes.

Kátia

Anônimo disse...

Minha amiga, Katia!
Claro que me lembrava! Até levei o cavalo mais experiente, ia atrás do grupo... por vezes deixava-me ficar para trás para depois me aventurar um pouco!!!
Claro que me lembrava!
Obrigado por comentarem!


Joao

Carolino disse...

Desta vez vimos muitas fotografias e percebemos que andaram em muitas aventuras! Não percebi como é que a Ana subiu ao coqueiro?! Tinhas sapatos especiais?
Parabéns pelo aniversário! Calculo que vos pareça ainda mais tempo, como vivem muito só os dois o tempo multiplica!
Acho piada a tudo o que vocês descrevem embora calcule que nem tudo vos faça rir!
Muitos beijinhos da Mãe Manuela