terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A operação da Miau

No final do mês de Outubro passamos por uma fase que não me agrada em nada - pós-operatórios de animais. A miau começou a ficar doente. Da sua vulva saiam pingos de sangue com pus.
Chamámos cá a casa uma veterinária (Mónica) que nos ajudou em todo este processo. A ela, deixo o meu obrigada!
A miau foi operada de urgência na faculdade de veterinária por um professor de lá e que me fez questão de mostrar tudo o que lhe tinha retirado.
Os ovários, útero e trompas estavam cheios de pus.
Disseram-me que isto era raro acontecer nas gatas, muito menos com a idade da Miau, sensivelmente um ano.
Foram complicados os primeiros 3 dias, pois ela, apesar de medicada, tremia de dores. Contudo foi muito bem acompanhada, tanto pelos profissionais que a atenderam como pela enfermeira de serviço, EU (AnaFilipa)!

Nesta foto coloquei-a de perna aberta para ver se a costura ficava arejada, não sei como é que ela se manteve assim durante um tempo, mas estava cheia de dores!
Na foto não dá para ver, mas os "barbeiros" é que deixaram muito a desejar. Comentei isso com a Mónica (veterinária) e ela disse que tinha reparado e que tinham feito um reparo relativamente a isso. O que o ajudante alegou foi que a máquina de tosquia tinha avariado e que tinham rapado a gata com lâmina.....o pobre bicho tinha a pele cheia de pequenos golpes. Além de ter andado a limpar a costura, ainda tive que andar a hidratar a pele dela, que estava cheia de pequenas crostas, e mesmo com o "funil", a comichão era tanta que ela conseguia chegar a uma parte da barriga.
Hoje está de saúde e de dieta, pois já não lhe posso deixar comida à descrição.....ESTÁ GORDA!

ESTAMOS JUNTOS, CHEIOS DE SAÚDE!

4 comentários:

Carolino disse...

Já conhecia a história. Ainda bem que está tudo bem com a Miau... Mas não a deixem passar fome! Isso das dietas só é bom para nós.
Beijinhos,
João André

Anônimo disse...

Bom até fiquei arrepiada com a descrição! Coitadinha da Miau. os golpes ainda me fizeram mais pena. Tadinha!
Mas fico muito contente por estar tudo bem a a Miau já estar boa e linda!
Ainda bem que conseguiram ajudá-la a recuperar.
Também achei piada à almofada!
beijinhos para os dois e festinhas à Miau!!
mãe Manuela

Anônimo disse...

Não sabia k tb tinham uma gatinha tao fofa...so falta mm o ganso pa s juntar à famelga lolol bjinhss gandes e festinhas pa tds;)

Anônimo disse...

eskeci m d assinar mafalda (mafy)lololol...n gozem...espero k tenha corrido bem a viagem ana.bjss