terça-feira, 5 de maio de 2009

O meu local de trabalho

(Ana Filipa)
Tenho falado e falado que não paro de trabalhar, o que por um lado é bom, pois assim não dou espaço às saudades, mas é difícil de realizar o que tenho andado a fazer e onde trabalho, quando não existem imagens para ajudar! Hoje dedico este meu tempo para fazer uma pequena amostra do meu local de trabalho e dos materiais que tenho andado a construir e que me ocupam das 7h da manhã até às 12:30, dado que depois vou despachar-me para entrar na escolinha às 13:30.



Esta é a parte frontal da escolinha, de nome, Lápis Mágico. Não pensem que aqueles balões estão ali todos os santos dias, não!!! Este foi um dia especial dado que a filha dos patrões, por acaso minha aluna, fazia anos.



Esta é parte da sala de aula, e no fundo, através das vidraças é possível ver parte do recreio.





Este foi o início do meu trabalho. Comecei por fazer cartazes com os ditongos. Com a ajuda da Catarina que me enviou material pelo meu e-mail. Agora vou-vos dar a receita, para quando vos faltar tinta no tinteiro ou caso a impressora falhe ou até mesmo quando a ela nem existe, que é o meu caso, então aí vai:
1º - Agarram numa folha branca.
2º - Colocam no monitor as imagens que gostariam de ter impressas.
3º - Colocam a folha no monitor.
4º - Fazem decalques.
5º - Pintam com lápis de cor, caneta de feltro ou lápis de cera, tudo aquilo que copiaram. Et voilá! Fácil, não é? Mas vos confesso, muito trabalhoso.




Este comboio foi concebido para colocar a data dos aniversários de cada um dos alunos, bem como as suas fotos.
Para o construir, passei por todo o procedimento anteriormente descrito, mas desta vez, recortei carruagem a carruagem e colei em cartão(caixa de cereais), também ele recortado. Depois, vai de cortar a abertura para que fosse possível colocar a foto de cada um (ainda faltam algumas fotos). Hoje, passei um bom bocado, até que muitos memorizassem o seu dia de aniversário!!


À parte de escrever torto no quadro, que essa parte não vem para o caso, mas sim o que se encontra por cima do mesmo. A LAGARTA! O corpo desta é nem mais nem menos do que o abecedário. Ainda se encontra desparcelada, pois estamos no inicio do 2º período e quando agarrei na turma, percebi que a mesma tinha acelerado tanto que não assimilaram nada. Voltei tudo atrás, mas quando tirei esta foto ainda não tinha acrescentado duas consoantes que já demos. Estou desejosa para ver a minha lagarta de corpo completo, mas mais ainda, desejosa que TODOS saibam ler. Esta vai ser a tarefa mais difícil, dado que tenho lá dois casos que me estão a angustiar e um outro, que por ser tão imaturo (5 anos – completa 6 anos em Novembro que é o final do ano lectivo) está, como é óbvio mais interessado em olhar para o recreio e brincar do que estudar!!!
Vamos lá então ver mais de perto os anéis da lagarta.








Ora bem! Para fazer isto faço o seguinte:
1º - À falta de um compasso, com a ajuda de um prato de sopa (taça), faço o círculo onde serão desenhadas as letras e a imagem que lhe corresponde.
2º - Passo pelo mesmo procedimento de cópias que descrevi no início.
3º - Recorto a folha.
4º - Num pedaço de cartão (reutilização), com a ajuda de um prato de sobremesa (um pouco maior que o de sopa), faço o círculo.
5º - Recorto o cartão.
6º - Com pincel e tinta, pinto o rebordo do cartão.
7º - Colo a folha no cartão.
8º - (A arte mais chata) forro com papel autocolante transparente. (aqui o papel tem imensa cola, não imaginam como ficam as minhas mão e forrar algo circular não é nada fácil!!
Falta ainda dizer que acrescentei a cabeça, toda ela pintada a pincel, bem como os pés da lagarta.


Em fotos anteriores como a dos ditongos e depois a do quadro, aparecem cartolinas. Uma diz respeito aos TPCs, outra ao comportamento e uma outra à leitura. Todas foram feitas à mão, linha a linha

Fora estas bricolages, ainda há que montar fichas, corrigir TPCs, perceber as dificuldades de cada um para que os trabalhos de casa sejam individualizados e adequados às necessidades de cada criança e ainda tem a parte da casa, onde tenho que lavar a roupa à mão, porque as empregadas estão sempre muito ocupadas (verdade ou não, não sei), fazer jantar, passar a ferro, limpar o espaço onde estamos, fazer compras, procurar casa, tratar de documentos (finalmente consegui tratar do direito à residência) … bem, só sei que o dia começa numa lufa-lufa desde as 6:15 até às 21h, hora a que já estou deitada.


Pronto! Espero que tenha dado mais um cheirinho do meu dia-a-dia.

Beijinhos a todos
Ana Filipa

4 comentários:

rita disse...

Achei lindo! Assim senti-vos um bocadinho mais perto... E mais uma vez ficou provado que "quem não tem cão, caça com gato" - e tu és boa nisso!
Beijos GRANDES aos dois

Anônimo disse...

Sim senhora estou impressionada e encantada! Muita imaginação e muito bom trabalho! fiquei com alguma "inveja" do teu trabalho! É como construir uma casa (sempre me fascinou)ensinar a ler e a escrever!Adorei as ideias! Muito giro e agora percebo pq estás na cama às 9H. Parabéns!A escola tb me pareceu simpática. Acho que te vais sentir mto realizada com o que fazes. Beijinhos da mãe Manuela

Anônimo disse...

eu sou a Margarida Barata e mando beijinhos para os dois.

Anônimo disse...

A Baratinha é minha coleguinha e amiguinha e lê com mto gosto as vossas crónicas!