quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Estágio para ser pai...

Pois é...

É assim que me sinto todos os dias, quando acordo antes das 6 da manhã, nesta altura já é de dia. Custa muito levantar, custa muito preparar o pequeno almoço e o cigarrinho da manhã já não tem o sabor de outros tempos...

O banho custa tanto a tomar, o tempo passa e sei que não tarda tenho que me fazer à estrada.

Com o início do ano lectivo quero e estou a ajudar colegas novos. Não tenho nenhuma "50" (carreira conhecida de lisboa), assim não posso transportar muita gente, mas sempre que me pedem nao me custa nada. Estou a retribuir aquilo que em tempos me foi oferecido.

Depois de apanhar 2 ou 3 passageiros lá seguimos na viatura até à Escola do Sul, a Escola do Sol, a Escola Portuguesa de Moçambique. É uma viagem rápida apesar dos passageiros que temos que apanhar. Os passageiros além da magnifica companhia ajudam a um acordar que por vezes teima em acontecer.




À chegada à escola paramos o carro e vamos em correria picar o ponto, mais uma correria e ainda conseguimos beber um café para em seguida nos dirigirmos para a nossa sala de aula.


Este ano tenho 20 alunos. As idades variam entre os 5 e os 8 anos. As dificuldades dos alunos mostram que ainda tenho tanto para aprender... Há dias que correm melhor que outros mas nunca desanimamos. A Ana e eu viemos para Moçambique... 9 horas de avião... não podíamos simplesmente largar tudo e regressar para casa.

Os meus alunos têm-me ensinado muito, paciência, calma e outras coisas...

Para além deste meu trabalho no fim do dia... 12 horas aqui... 11 horas em Portugal (actualmente - já que daqui a 2 meses a diferença horária será de duas) vou para casa... Almoçar, quase sempre à pressa porque às 13 horas entro de novo ao "serviço", colaborando numa escola Moçambicana onde trabalho com mais 13 alunos. Colaboramos juntos... a Ana e eu.

A cada dia que passa vou ganhando novas ferramentas e coragem para o que se seguirá... a vontade de aumentar a família...

Se a vida é... I love you...



Estamos juntos
João a pensar na Ana

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá João e Ana
Como estão as coisas por aí? Ainda continuas com a Ana na escolinha? Eu a Sónia e o Guilherme estamos nos Açores na ilha Terceira. Também ficámos colocados no continente mas preferimos vir para aqui, é outra qualidade de vida. O meu mail é pedroj1@clix.pt
Vai daando noticias.

Pedro Jesus

Portem-se mal!

Anônimo disse...

Fiquei muito contente em voltar a ter notícias do vosso dia a dia!
Dá-me sempre muito gozo fazer parte da vossa vida, pelo menos imaginá-los nas andanças diárias!
Nas entrelinhas percebe-se que o treino para educar e mimar (cuidado com os pontapés!) anda no ar....beijinhos muitos
da mãe Manecas (petit nom que a avó luísa utilizou para mim)