quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ensaio: A idade do fado

Ensaio por JH

Que idade tem o fado?
A resposta é simples! 28! O fado tem vinte e oito anos! Foi este o tempo que o demorei a descobrir. Foi o tempo que precisei para o apreciar. Talvez movido pela distância, talvez pelos fados que tenho ouvido que a AF tão gentilmente me faz ouvir nos nossos passeios de carro por terras tão distantes.

Quando sentimos o fado, ouvindo-o, puxamos sempre para alguns sentimentos, cada verso é sentido de forma diferente de pessoa para pessoa.

Posso ter despertado tarde para o fado. Fado esse que não é mais que a expressão mais conhecida (internacionalmente) da musica portuguesa, reconhecida em todo o mundo. O fado traz-nos a tristeza e alegria através do canto!

Hoje quero partilhar convosco a minha interpretação de um fado, escrito em Moçambique, um dos fados mais conhecidos mundialmente, com certeza.... uma casa portuguesa.

(a azul estará a minha interpretação e porque gosto tanto deste fado)

Numa casa portuguesa fica bem
pão e vinho sobre a mesa.
Quando à porta humildemente bate alguém,
senta-se à mesa co'a gente.
Fica bem essa fraqueza, fica bem,
que o povo nunca a desmente.
A alegria da pobreza
está nesta grande riqueza
de dar, e ficar contente.
(assim gostaria de ser recebido! Assim vejo as minhas chegadas a Portugal, onde sempre cabe mais um/dois à mesa para partilhar aquilo que se tem e o que não se tem!)



Quatro paredes caiadas,
(as paredes das "nossas" casas!)

um cheirinho á alecrim,
um cacho de uvas doiradas,
duas rosas num jardim,
um São José de azulejo
(imagem típica de Portugal.... saudadessss)

sob um sol de primavera,
uma promessa de beijos
dois braços à minha espera...
(os braços da família e dos amigos! Os braços, que sabemos, que estarão sempre à nossa espera)

É uma casa portuguesa, com certeza!
É, com certeza, uma casa portuguesa!

No conforto pobrezinho do meu lar,
há fartura de carinho.
A cortina da janela e o luar,
mais o sol que gosta dela...
Basta pouco, poucochinho p'ra alegrar
uma existência singela...
É só amor, pão e vinho
e um caldo verde, verdinho
a fumegar na tigela.

Quatro paredes caiadas,
um cheirinho á alecrim,
um cacho de uvas doiradas,
duas rosas num jardim,
um São José de azulejo
sob um sol de primavera,
uma promessa de beijos
dois braços à minha espera...
É uma casa portuguesa, com certeza!
É, com certeza, uma casa portuguesa!

(Que saudades de Portugal, que saudades do que é "nosso"!)



Estamos juntos pelos caminhos do fado!
Vou tentar "escutar", e logo interpretar, todo e qualquer fado que me "toque" e partilhar com vocês!
Embora tenha a certeza que muito mais haveria por dizer, quero vos dizer que sempre que oiço este fado, a minha cabeça viaja para Portugal! Se não estiver a conduzir, fecho os olhos, e viajo para Portugal! Para perto de vocês! Para perto do que é nosso!
Que saudades de todos vocês! Que saudades!

Mas tenho a impressão, que se tivesse em Portugal não ouviria com estes ouvidos os fados da mesma maneira! Seria mais uma cançao!

Mas, lembro logo outro fado docinho...

Tudo isto existe
Tudo isto é triste
Tudo isto é fado


Estamos juntos o que é tão bom, apesar desta distância que nem sempre torna fácil matar saudades!!!


JH

3 comentários:

Anônimo disse...

Ao ler o teu "fado" lembrei-me do tio João, que tal como tu desde que vive fora de Portugal, passou a gostar de tudo o que é típico do país, como o mar, as touradas e o fado!!! Tal como tu o significado de tudo mudou!!!
Parece-me que o mês de Setembro é nostálgico para todos!!! Temos que começar um novo ciclo, tudo de novo mas de certa forma tudo igual!! E as férias já lá vão com toda a leveza que isso implica!!!
Saudades da terra, dos amigos, da família!!! Nós, eu tenho saudades de vos ter comigo, dos abraçinhos e dos beijinhos...mas também fico feliz e ORGULHOSA de vocês!!!
Hoje envio um abraço fooorte daqules que nos atiram ao chão
da mãe Manuela

Unknown disse...

AH GANDA FADISTA!!! ;)
Agora cada vez que ouvir 1 fadinho, vou-me lembrar sempre de ti!!! Acredita que me lembro todos os dias, mas agora ainda vai ser mais especial!!
Ah, já me esquecia, esse fado também se aplica a outra coisa. Quando cá vieres, já espero poder receber-vos na nossa casinha!!
Cozinho eu, para variar!! ;)
Grande abraço e beijinhos!!
Fiquem bem! Força!!!!

JCarolino disse...

Mãe, eu sempre gostei do mar, apenas durante alguns anos nao lhe dei valor! Quando fui para Evora entendi bem a falta que o mar me faz. Touradas não sou muito fan... agora forcados é lindo... mas mesmo assim mudava algumas regras! Agora o fado estou realmente a descobri-lo...
Saudades temos todos os dias mesmo que alguns dias seja mais notório que outros!
O abraço foi recebido e repetido sempre que for necessário!
Ivo e Katia seus malucos! Todas as semanas vou ao Aeroporto esperar por vocês! Mas nada...
Já há casinha???
Cozinhas tu? Naaaaa!
Quando eu ai for... logo te explico!


Beijinhos e abraços