sábado, 22 de maio de 2010

Sábado é dia de........ trabalho!

Mais umas jornadas de formação para os professores moçambicanos.
A última com este grupo de alunos que desde Setembro e por 4 vezes, nos deu oportunidade de nos tornarnos mais próximos desta realidade.
São sábados em que trocamos o descanso pela oportunidade de conhecer mais o dia-a-dia de colegas, de profissão, que por este o outro motivo não dispõe das mesmas oportunidades e facilidades que temos todos os dias, as mesmas que por vezes são esquecidas por tão banais que são.
Quantos deles adormeceram ao longo da formação? Ainda hoje... 1 formanda! Coitados, com a vida que levam, ao fim de semana terem que estar na EPM-CELP a uma hora madrugadora, não me espanta que adormeçam, também não me enervo, nem me chateio. Eram para ser 56 formandos para duas turmas. A minha turma e a turma da Mónica. À hora que era suposto começar a Mónica tinha 5 alunos e eu tinha 1!!!
Optámos, então, por juntar, novamente, as turmas.
Aos poucos foram chegando, mas que se poderá dizer a estas pessoas? Nada?
Na certeza que, cada diaque passamos com estes colegas, acreditamos estar a construir um mundo melhor!
O importante é que algo fique neles! Algumas noções daquilo que acreditamos ser necessário para a vida e para a vida profissional deles. Eles têm o poder de transformar este país num país melhor! Sempre melhor! Eles são o futuro e são os professores dos futuros deste país magnifico que nos acolheu e acolhe todos os dias ao acordar...

Estamos juntos, não só por um país melhor,
Por um mundo melhor!


João

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bem! mesmo quando alguém se deixa adormecer, temos que perceber porquê!cansaço e às vezes doença podem ser as causas!! não é falta de respeito! pelo menos não considero!!
o que fizeres pelos outros estás a fazer por ti!! o retorno virá!!!
beijinhos da mãe Manela

Patrícia Claudino disse...

Olá João, tentei enviar-te um email para o karolas, mas veio de volta. GOstava de falar contigo...será que me podes enviar o teu novo mail?
Obrigada

Patrícia