sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ladies and Gentlemen... Start your Engines....!

A compra efectiva do carro


Depois de várias visitas a stands de carros recondicionados, traduzindo, usados, e de andar com um mecânico, para trás e para a frente a experimentar como estava o estado de cada um, lá conseguimos comprar!!! O carro é um Honda CRV, como poderão ver na foto.


Mas não é só esta a história que quero contar.

Os carros aqui são, constantemente, atraídos pelo amigo do alheio, como tal, há que ter vários sistemas de segurança, entre eles, hijacking, cartraking, braçadeiras de metal nos piscas, faróis, símbolo da marca e espelhos retrovisores, nestes últimos ainda se tem que colocar a matrícula gravada, bem como em todos os vidros do carro. Como tal, o João foi mais o Sr Arif, o dono da escolinha onde trabalho, que nos tem dado um apoio incrível e que não sei como poderei pagar, continuando, foi à loja dos alarmes mal saiu do stand. Estacionou numa das avenidas principais, que no centro tem um separador, onde todos estacionam e assim ele também o fez. A avenida, de nome, Karl Marx, apesar de ser muito movimentada comprovou não ser adequada para o estacionamento de automóveis ainda desprevenidos. Enquanto o João e o Sr Arif foram à loja pedir orçamento e tratar de tudo, na volta para o carro já se havia subtraído um espelho! Em 5 minutos o larápio deu conta desse recado. Ahahahaha! Quando soube disso e passado o espanto, comecei a rir, pois é caricato demais, uma pessoa ir a uma loja de alarmes e nesse instante ser roubada.

O João teve muito tempo para ultrapassar isso, até dormiu mal de noite, mas é como eu lhe disse, foi somente um espelho, nada de mais! O que não nos mata deixa-nos mais fortes e tem que ser esse o espírito.

Passo então a dar uma pequena ideia de como o carro fica furadinho, só para que não desapareçam partes do seu “corpo” e aí segue em primeiro lugar as cintas dos espelhos e dos piscas.




Agora um exemplo de gravação da matrícula nos espelhos….ahhhh, antes disso, esse retrovisor que acabaram de ver foi o tal que roubaram, daí que não tenha ido a tempo de ser gravado, como o foram todos os outros, incluindo os vidros, como já havia dito.




Nem a matrícula escapou à perfuração, bem como o símbolo do carro, passo a mostrar:




As idas à casa do mecânico


Da primeira vez que se foi buscar o mecânico a casa, passámos pela praça de touros, a qual vos mostrarei, quando conseguir uma foto. Fiquei toda contente e comecei a falar com o Sr Arif sobre o estado daquilo e ele falou que haviam projectos para lá. Falei que em Santarém já tinham pensado fazer da praça de touros um shopping, mas que lá ainda são feitas touradas, o que o deixou admirado, dado que aqui isso já não se faz.

Nem passou um minuto quando nos cruzámos com um largo, bem perto da casa do mecânico e sabem qual é o nome desse largo??? Pois é, chama-se Largo do Ribatejo. Fiquei toda contente, não cabia de alegria. Vejam só ao que uma pessoa chega, com tão pouco consegue rejubilar.

Não ficamos por aqui, pois da segunda vez que voltámos a casa do mecânico e já na volta das experiências a carros, ele disse para o Sr Arif entrar pelo largo e eu disse:”Acho muito bem, este é o meu largo, pois eu sou deste distrito!” E expliquei-lhe tudo, ao que ele me disse que estavam para mudar o nome desse largo e eu respondi:”Não querem nada que tenha a ver com os portugueses!” E ele disse: “Não querem evidencias de fascistas! A minha rua, à duas semanas atrás chamava-se, Rua de Santarém.” Bem…. Se eu tinha ficado contente com o Largo do Ribatejo imaginem quando ele me disse isso, exclamei logo que essa era a minha cidade. Acabei por ficar a saber que ele tem lá os tios. O tio também é mecânico, tem uma oficina. O mundo já me mostrou ser pequeno, mas cada vez mais fico convencida disso.

Beijinhos a todos que me continuam a fazer sentir que ESTAMOS JUNTOS, mesmo que fisicamente estejamos separados.



AF

4 comentários:

rita disse...

Finalmente! Um post teu!!!! E fotos?! Mais fotos!!!! Quero ver tudo o que não consigo: a casa, as ruas, o largo do Ribatejo... tudo!
Lá em Luanda também era frequente roubarem os espelhos (até o vidro de trás eles roubavam). E nunca vi esse sistema de segurança, mas parece-me muitíssimo bem! Realmente, Moçambique é um pouquinho mais evoluído que Angola. Notei bastante a diferença quando mostraste fotos da tua escola, onde se via a rua.
Beijos grandes.

Carolino disse...

Assim já está melhor. Mas queremos notícias todos os dias. Faltam notícias da casa, dos passeios, do trabalho, do fim de semana, etc . E se possível com fotos!
Beijinhos,
João André

Anônimo disse...

Será que existem coincidências?! Não sei mas às vezes são mesmo inacreditáveis! Faço ideia a tua cara de espanto, até se sentiste em casa! Só faltava o número da casa ser o teu! Ao que parece enquanto que em Timor há muitos sinais dos portugueses e até vontade de os manter, aí os sinais dos portugueses lembram o colonialismo e a guerra. Mudam os nomes e já reparei que para uma palavra que tenha "ch".
Bem, quanto ao carro é mesmo todo o terreno e adequado às expedições do nosso imaginário. Gostei. Achei graça às marcações em todo o lado, parecem tatuagens! O potencial larápio ou é pitosga ou realmente não lhe compensa tirar peças!!
Muitos beijinhos e ficamos a aguardar mais da vossa vida.
da mãe Manuela

Anônimo disse...

Ontem comentei e não ficou!!!!
Foi só mais uma vez!!!
Gostei da v casa e admiro o trabalho de recuperação.
O chão é igual às casas de Cascais.
Bom trabalho e beijinhos TZé