segunda-feira, 22 de junho de 2009

Noticias da Ana


(ANA)

(Nota de produção: Todas as imagens podem ser clicadas para ampliar!)

Há muito que eu já não dava um ar da minha graça e a pedido de muitas famílias, lá resolvi parar com as lides domésticas e enviar fotos. Antes disso, vou deixar alguns desabafos. Um deles é que estou farta de ensinar uma adulta a fazer as lides da casa. Entre ter que ensinar tudo, resolvo também eu fazer, como por exemplo, meter cera acrílica pela casa inteira, a qual já mostrarei fotos, do antes e do depois. Para além de ser professora de domésticas, ainda dou as minhas aulas, e por isso, algumas vezes carrego comigo 20 livros, ou 20 cadernos, para corrigir e ainda para passar trabalhos de casa individualizados, dado que as dificuldades de uns não são as mesmas de outros, e como muito de vocês me conhecem bem, eu tenho uma pequena tendência para o perfeccionismo, para não falar de uma obsessão!!!

À parte disto tudo, ainda ando sempre chateada com os desaparecimentos do carpinteiro, que faz os seus trabalhos e quando apanha um dinheiro na mão desaparece, mas eu sei bem o porquê, é que eles aqui em vez de fazerem um trabalho de cada vez, agarram em muitos ao mesmo tempo, e depois não fazem nada do princípio ao fim. Com esta falta de profissionalismo, andei aqui uma semana com um tampo de uma mesa sem as respectivas pernas, portas por lixar, etc!! Só Deus sabe o como ando a ficar mais paciente.

Outro desabafo é que sinto saudades vossas, acho que nem preciso de escrever nomes, todos aqueles que moram no meu coração, é para vocês que falo e repito, SINTO MUITAS SAUDADES VOSSAS.

Passando rapidamente esta parte, porque dar lugar ao sentimento saudade faz com que fique deprimida e com um enorme aperto no peito, vou satisfazer a curiosidade de muitos e mostrar a nossa casinha.

Antes mesmo disso tenho que mostrar uma outra coisa. Mal soube que íamos alugar uma casa, fiquei logo motivada para a decoração, então meti-me a “pintar” uma tela, ora vejam a obra de arte!!! Ahhh! As mãos são as nossas e a do João até tem direito à respectiva aliança.

Montados na nossa “voiture”….volante à esquerda e rádio tipo IMIGRANTE…..e eu continuo a recusar o facto de eu ser uma!!!! Vamos então lá visitar a nossa casinha!

Este é o exterior do prédio, e na primeira foto é o antes das nossas grades serem pintadas e o depois. Ahhh…assinalei na primeira foto com traços vermelhos qual é o nosso apartamento.


Nesta foto vê-se a entrada do prédio e o carreirinho por onde se tem que passar com o carro para o arrumar nas traseiras do prédio.




Com muita pena minha, por sucessivos esquecimentos, não tirei fotos antes do início das obras, mas ainda vai dar para ver alguma da confusão. Nas casas-de-banho, que passarei a mostrar, o antes e o depois, já tinham mudado as loiças, mas na pequena, podem começar a imaginar uma sanita azul no lugar daquela que irão ver. Podem vê-la, em frente das pernas do auto-intitulado “pintor”, que bezuntava as grades com tinta!!!



Reparem bem como estava esse “móvel fixo” e como o deixei….forrei as prateleiras que tinham os azulejos todos partidos, envernizei a moldura/friso e parte dele pintei de azulão. Quanto ao da casa de banho pequena, mantive a porta e envernizei-a. Também forrei as prateleiras.

Passando à cozinha, ainda sem electrodomésticos e com muita tralha!!! E depois já com alguns ajustes, mas ainda não estão a nosso gosto!!






Passando à sala. Se de início a mesma estava vazia e num caos, agora está a querer ficar mais composta, mas igualmente num caos, pois como ainda não temos escritório, nem cadeiras da mesa que andou sem pés durante uma semana, logo a papelada amontoa-se por cima de uma mesinha, que também mandámos fazer, e por cima de outra que fomos obrigados a comprar, uma daquelas de jardim. Ora vejam…





Passando já esta parte das obras, que já chateiam, vou fazer uma visita guiada, começando pela entrada …Se virarem nessa porta, que está por terminar, à esquerda, entrarão na cozinha, se virarem à direita, entram na sala, se forem em frente, como devem estar a reconhecer, é a casa-de-banho grande.



Agora que já estão cá dentro, sigam em frente….pela seta…



De momento estou a tirar esta foto junto à porta do nosso quarto. Logo à esquerda, ainda se consegue ver a ombreira da porta da casa-de-banho pequena. A porta seguinte é a da casa-de-banho grande e a outra é a de um dos quartos, tal como a que se encontra ao fundo do corredor.

Vejamos o quarto que está a meio do corredor e respectiva varanda, que já foi limpa e as grades já estão arranjadas e pintadas:



O Quarto do fundo, a única divisão, à parte das casas-de-banho, que não tem varanda. É o quarto mais pequeno, onde a empregada, de nome Inês, tem passado a ferro e deixa as fardas de trabalho que adquirimos para ela.




Quanto ao nosso quarto, como ainda está a ser composto, mostro quando ele ainda estava vazio e surpreendam-se….mostro o João como aprendiz das minhas bricolages e invenções…coitado, ele tenta, mas tem coisas que não lhe correm nada bem. Esta até foi daquelas que ele me surpreendeu…



E para finalizar, que eu não me iria perdoar, aqui vai para os meus conterrâneos e aficionados a Monumental Praça de Touros de Maputo. Já não é bem Monumental, não só porque tem um aspecto lastimável, mas porque lhe faltam duas letras, que há muito devem ter caído e que leva a que se leia qualquer coisa como ONUM NTAL. Mas outrora, vos digo, deve ter sido muito bonita. Reparem nos painéis laterais à entrada principal.


Com esta me despeço, e para quem acha que eu sou parca em palavras, quando as mesmas remetem a sentimentos… Estamos juntos, unidos pela energia mais poderosa que existe no planeta….O AMOR, pela família de sangue e pela família que escolhemos ao longo da vida…


AF


5 comentários:

rita disse...

Obrigada! Agora sim, já entrei na vossa, e gostei muito!!!! É enorme, mesmo! Ah! Continua, João, nas bricolages, sabes que a miúda não vai parar até ter a casa mais composta.
Beijos grandes cheios de saudade

JCarolino disse...

Amiga,
Eu vou fazendo... mas há coisas em que o jeito é maior do que para outras...
Já me atino em algumas coisas... mas outras é sempre complicado ... "Falta de sentido estético!)
Beijos
Joao

Anônimo disse...

Bom grande casa! Gostei muito do chão!O "depois" faz a diferença! O brilho da limpeza até ofusca! as casas de banho estão convidativas!
Parabéns!Aos poucos a casa vai ficando com a vossa cara!!!
Muitos beijinhos
da mãe Manuela

Maria disse...

olá tios,

já vamos para a segunda tentativa, é que eu já chego às teclas do pc da minha mãe. Ficamos muito contentes pela visita guiada à vossa casa. Muitos beijinhos com saudades

Afonso e MJ

Carolino disse...

Ana gostei de ver e de ler tudo! Atenção que o volante está no sítio certo, à direita!
A casa está a ficar arranjada! Parabéns. Isso é que tem sido trabalhar!
Beijinhos e até breve,
João André