quinta-feira, 5 de novembro de 2009

GAZA

NÃO, não estivemos na faixa de gaza!
Gaza é uma província de Moçambique, como podem ver no mapa.Neste dia estávamos somente para ir almoçar a uns 40Km de Maputo, num restaurante que dizem ter animais, tais como, impalas e afins, no jardim. Iamos mais um outro casal, que é aquele carro que vai à nossa frente. Com eles iam os seus dois filhos, de 1 e 8 anos e connosco iam o Joaquim e a Suzete. O João estava desejoso para fazer Kms e nada de se ver jeito dele parar....fomos andando ... fizemos uma pequena paragem para despejar a bexiga de alguém....o que me causou uma colecção de enormes carrapatos na roupa, tudo para tapar a dona dessa bexiga. Esta paragem também serviu para se decidir que iriamos seguir em frente e almoçávamos no Bilene. Assim, foi. passávamos por pequenas localidades. Fotografei essa placa, para perceberem um pouco dos nomes destas terras....só depois é que vi que uma delas se chamava CHAIMITE.
Continuámos caminho até chegar à placa que eu já tanto ansiava....Virámos e prosseguimos por esta estrada e demos com um casamento. Fotografei, para vos mostrar que por estes lados é muito habito vermos noivas dentro das carrinhas de caixa aberta....dentro, como quem diz, porque elas vão mesmo na caixa. Claro está que também vemos noivos dentro de limosines....Este país é de extremos!!!

Andámos e andámos.... parece o Alentejo.... sempre em frente que até chateia!!!
Chegádos ao Bilene. É um logarejo simpático, pequeno, mas muito movimentado. Há adolescentes de motoquatro de uma lado para o outro da marginal. Ainda Existem outros artistas, da mesma faixa etária que se pavoneiam com as suas motas de cross, demonstrando acrobacias. Coisas que fazem parte destas idades, mas que tiram o sossego desta praia. Formada por uma baia ao estilo de São Martinho do Porto.
Ahhh! Se na estrada existem as motas com rodas, dentro de água o sossego não é maior, dado que a quantidade de motas d'água e de barcos também nos tira a tranquilidade.
Dizem que do outro lado da baía, como dá para ver nas fotos, a praia é mais tranquila. Do outro lado parecem haver uns lodges.


Como também dá para perceber, eu saí de casa pronta p ir a um qualquer restaurante, não para uma praia. Como o sol ficou envergonhado de manhã cedo, pensei que iria estar frio. ENGANEI-ME e sofri um pouco na viagem. Se abrisse muito os vidros, quem ia atrás podia pensar que ia de mota, se ligasse o ar condicionado, a Suzete começava a ficar mal.

Enquanto uns foram pela praia, outros preferiram ir por cima. Claro que chegaram mais depressa, pois também não fizeram AQUELA paragem obrigatória para a sessão fotográfica. Mas se pensavam que escapavam, enganaram-se, HÁ SEMPRE "PAPARAZZIS"!!! E lá estão eles...será que estavam a lavar os olhos e a apreciar as paisagens NATURAIS ou as outras de carne e osso? Talvez ambas.

Nesta fase, em que o sol já se punha, estávamos de regresso a casa. Os percalços foram alguns, mas acho que já foram efectivamente, resolvidos. O carro deu mais uma vez problemas....mas pensamos que já acharam o problema. Era o carburador que deve ter levado com uma pedra e estava com uma mossa, o que fazia com que toda a combustão ficasse comprometida, logo, as velas iam-se queimando.E pronto...foi mais uma das nossas viagens. Estamos para trocar de pneus para irmos até ao Xai-Xai. A ver se o fazemos para a semana!

ESTAMOS JUNTOS pelos caminhos de Moçambique


2 comentários:

rita disse...

Adorei a reportagem. Isso é mesmo muita giro. Semelhante a Angola nas estradas, em linha recta, intermináveis. Mas tão diferente noutras coisas... Essa plaquinha simples a indicar o sentido da praia... Em Angola é meio difícil encontrar. Dá vontade de ir.
Beijos

rita disse...

ah! e tas magra, miúda. come qualquer coisita antes de vires, para te reconhecermos!