terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ser benfiquista em Moçambique

Ser do BENFICA em Moçambique é uma sensação gira... claro, que tanto aqui, como em qualquer parte do mundo ser benfiquista é sempre especial.



Aqui há algumas coisas que mudam...
Conseguem-se ver praticamente TODOS os jogos do Benfica, penso que da temporada 2009/2010 perdi (por não dar na televisão) um jogo.

Os jogos são todos transmitidos pelo canal da televisão pública de Angola (TPA2). No entanto, por vezes conseguimos apanhar o mesmo jogo em vários canais: RTPAfrica, RTPInternacional, STV (canal moçambicano), TVM (Televisão de Moçambique - onde os jogos são transmitidos 30 minutos depois de terem começado) e finalmente o TPA2! ... 1, 2, 3, 4... 5 canais a transmitirem o mesmo jogo... Não é de loucos????

Os comentadores animam 1 hora e meia de futebol, e os mais atentos conseguem rir à brava com estes comentários... São comentários fantásticos, de quem vê o jogo em Angola, e transmite para milhares de pessoas, provavelmente, sem saber que o estão a fazer! São comentários descabidos, de quem nem o nome dos jogadores conhece.

Imaginem, ontem, naquele que para mim foi o jogo mais sofrido da época, os comentadores disseram:

"Se o Benfica não marcar nos primeiros 20 minutos vai sentir muitas dificuldades"

Como o Benfica tardava em marcar lá concluíram:

"Se o Benfica não marca nos últimos minutos do primeiro tempo, vai haver possibilidade para o Naval concretizar num momento de contra-ataque..."

E o Benfica nao marcava... mas os comentadores (não sei se) desejavam que o Benfica marcasse...

A certa altura fiquei estupefacto quando o comentador se lembra de dizer uma frase bonita:

"Será que o Benfica, depois de tantos golos marcados, perdeu a força e agora vai entrar num ciclo negativo?"

Aí fiquei com aquela cara de parvo a olhar para a tv... como é possível um gajo dizer certas coisas...

Depois de uma entrada faltosa, muito feia por sinal e claramente para cartão amarelo, o comentador referiu:

"Cartão amarelo bem mostrado!"

É uma frase típica... mas eu comecei logo a imaginar...

Um árbitro a correr para o jogador, com o seu estilo muito próprio, metendo a mão ao bolso, com movimentos definidos, para em seguida esticar firmemente o braço com um pedacinho de cartolina amarela, que quando mostrada em excesso pode trazer consequências. Este movimento, quando executado com perfeição assemelha-se, em muito, a um passo de ballet... fantástico!

Bem, mas estamos a falar do BENFICA.

É bom, saber que apesar da distância que me separa do Estádio da Luz acompanho ferverosamente as vitórias do Benfica, sofro quando temos que sofrer mas principalmente, tenho 1 hora e meia por semana em que me sinto mais próximo do Benfica... é o meu tempo em frente à televisão....


Espero em Dezembro poder ir ver um dos dois jogos, quando aí estiver.

SL Benfica - AEK Atenas
SL Benfica - FC Porto

Já sondei o preço dos bilhetes...
E vos digo bem alto, que em Dezembro estaremos no Estádio da Luz, com uma bandeira de Moçambique!!!


Estamos GLORIOSAMENTE juntos

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom com tanto entusiasmo pelo teu Benfica calculo que o joelho já esteja sem doer!!!
Beijinhos e lá vai uma onda ao BENFICA!!!!
da mãe
Manuela

Anônimo disse...

Oi!
Bem, não tenho palavras para expressar a minha nausea perante este entusiasmo todo com um clube de 15ª categoria.
Se a ideia é ires ao estádio com o Ivo, vão lá os dois muito contentes que eu estou de fora, a torcer para que percam ;P

Beijinhos
Kátia
(abraço Ivo)

marta disse...

Olá John... Sabes que o tempo nem sempre abunda, mas hoje tinha mesmo de escrever qualquer coisa depois de te ler! Chorei de tanto rir, imagino o teu sofrimento!!!
Um beijo,
marta