quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Eleições 28 de Outubro

Foi ontem, dia 28 de Outubro de 2009 que houve uma eleição única. Desde as 7 da manhã correram às urnas cerca de 10 milhões de eleitores... é verdade... quase a população de Portugal. Claro está que Moçambique tem muitas mais pessoas em idades votantes... o que se passa é que nem todas as pessoas estão recenseadas ou por e simplesmente não se lembram onde é que puseram o seu cartão de eleitor.

Este ano concorreram 3 grandes partidos. A Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) liderada por Armando Guebuza (actual presidente); A Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) liderada por Afonso Macacho Marceta Dhlakama (pronuncia-se aproximadamente como Djacama) e finalmente o MDM (Movimento Democrático de Moçambique) que tem como cabeça de lista Daviz Simango. Todos eles disputam a presidência do país.

Por Maputo a campanha parecia ter apenas 1 candidato. O ainda presidente do país tinha a sua cara espalhada pelos 4 cantos da cidade... Slogans melhor ou pior conseguidos, que podemos destacar "A FRELIMO é que FAZ; A FRELIMO é que FEZ!". É impressionante ver a quantidade de pessoas mobilizadas para as campanhas; o barulho que se ouve nas ruas, nos dias semanas que antecederam ao dia de ontem. O País parecia estar em festa constante... Os brindes mais fantásticos alusivos à campanha, que por diversas vezes me fizeram pensar... "Este país se gastasse algum do dinheiro das campanhas, em assuntos que realmente interessam..." - Logo depois apercebo-me que as eleições são mesmo algo que interessa. Afinal, é apenas pela quarta vez, desde o fim da guerra civil de 1992 que o país promove eleições gerais...

Dos outros dois candidatos soube-se muito pouco. De vez em vez ouvia-se no telejornal nacional algumas coisas, outras vezes quando queríamos ouvir declarações de um ou de outro candidato o telejornal ficava sem som… enfim… lembramos as histórias que o meu pai contava no tempo da outra senhora… Mas não… Aqui é diferente…

Basicamente são eleições que vão muito além daquelas que assisti em Portugal. Aqui elegeu-se para tudo ou quase tudo, apenas não houve eleição para o Governo.

Fala-se muito do que pode vir, em quem se vota, apesar do voto ser secreto. Há pessoas que gostavam de ver a mudança, outros temem a mudança e outros pensam que não há mudança possível por haver só um candidato.

Os resultados devem sair ainda hoje. No entanto, resultados oficiais só para Dezembro, e os novos governantes tomam posse em Janeiro. Tudo a seu tempo e calma.

Além de tudo isto, queria deixar escrito, algo que me intrigou bastante. Os votantes não escolhem apenas os candidatos. São “convidados” a meter o dedo num frasco com uma tinta que só sai da pele apenas ao fim de 3-4 dias… é complicado… ficar com duas falanges e uma unha como se tivesse levado um banho de tintura de iodo. Isto serve para quê? Dizem que é para Não votarem duas vezes e disto podem tirar as vossas ilações…é que eu, nos dias seguintes a este sei quem votou e quem não...


Este é o dedo da colaboradora de sala de aula da Ana, após muito ter esfregado e passado 2 dias de ter votado.



ESTAMOS JUNTOS por um país livre e mais justo

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem! Gostei sobretudo da forma de "marcar" quem vota!Primitivo, um pouco animalesco mas eficiente!Não fazia ideia que pudesse ser a forma de verificar os votantes!!!
Beijinhos da mãe Manuela