quinta-feira, 12 de março de 2009

Muito perto de 1 mês de África

Faz daqui a 2 dias um mês que aterrei neste novo país.

Sei bem que no ínicio escrevia, muito, todos os dias. Mas agora... sem internet em casa, resta-me os poucos e curtos momentos de pausa do trabalho e em casa, quando chego já nem forças tenho para estar acordado. Esta semana tem sido intensa. A próxima ainda será mais. Depois virão as avaliações e tempo de descanso e de fuga com a A. só será possivel em príncipio para o final de semana grande, do 1 de Maio. Aí sim, poderemos dar uma escapadinha, alugar um carro/jipe e fugir... sair daqui por uns dias, para descansar. A A. anda estoirada. Trabalho novo, uma turma nova, no outro canto da cidade. Ainda nao consegui ir levá-la lá ou ir buscar... Este meu horário e a ausência de automóvel deixa-nos mesmo dependentes. Ir a qualquer lado, como a um restaurante, café ou até à praia. Que confusão que me faz, ter esta imensidão de mar aqui e saber que se lá tomar banho "Ainda me cai um braço" (frase proferida por várias pessoas). É uma realidade que os locais se banham nesta baía. Uns vestidos, outros com fato de banho (ou serão cuecas) outros até como vieram ao mundo. Há uma grande descontracção e é frequente ver atrás de uma árvore um senhor com o "dito" na mão a aliviar-se... São coisas de África...

Sei que faltam alguns dias desde o dia 21, aqui no meu diário. Convidei a A., para que ela tambem, possa escrever aqui. Mas para já não temos internet em casa o que torna o nosso contacto para amigos muito mais dificil. Precisava de saber se para quem ela escreveu recebeu o seu testamento. Avisem-me!

Já alterei as definições para qualquer pessoa (anónimos como chamam no sistema do blogspot) possam comentar os meus posts... Os comentários são o comburente, a internet o combustivel e eu dou a ignição e o calor para estas postagens sairem. Eu sei! Não com a regularidade que gostaria ou melhor a regularidade que vocês gostariam de me ler...

A frase final de cada dia "Estamos Juntos" é uma frase que se usa muito por estas bandas. Significa que estamos na mesma onda... penso que é isso!

De momento é tudo,
o dever chama-me


Estamos juntos
Até logo, outro dia... quem sabe

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá João

Não resisti a entrar de novo, no blog, na escola, no clima... porque é como se o mar que separa continentes nos ligasse a todos. E, de facto, a imagem do mar que a sua escrita me traz é mesmo assim, deslumbrante, calmo, tão azul, ao longo daquela enorme avenida ou aparecendo, de repente, na baía, depois de uma curva da estrada. É quase uma metáfora do próprio país: tão lindo e tão perigoso; tão brilhante e convidativo, mas escondendo ameaças de que os incautos nem suspeitam. No entanto, há quem se atreva, eu própria assisti ao banho de uma turista inglesa com duas crianças na pequena praia em frente do hotel Polana. Já visitou esse hotel? Uma maravilha da arquitectura portuguesa, vá lá tomar um chá com a A., vale a pena pelo ambiente e pela paisagem.
Outra das boas imagens que retenho é a vista fabulosa que se tem do hotel Cardoso, onde também passei um lindo fim de tarde. E o cheiro, sempre aquele cheiro, um misto de capim e flores secas!
Aproveito esta mensagem para dizer aos meus alunos que estou à espera dos textos, diga-lhes por favor que mando um beijo para todos, mesmo os que não têm tese para fazer. São gente fabulosa que gostei muito de conhecer.

Um abraço aqui deste lado do mar que não sendo o mesmo no nome, é a mesma água.

Cecília

Anônimo disse...

Viva!
És o João Carolino do 1.º CEB da UE?
Um grande abraço e felicidades para esta nova aventura.
Paulo Sérgio Mendes - Évora

JCarolino disse...

Prof. Paulo Mendes,
Sim, sou eu o seu antigo aluno. Estou aqui há um mês, nova cidade, novas pessoas, mas agora bem melhor acompanhado com a minha companheira para a vida! Aqui tudo é diferente!

Cumprimentos
João Carolino