segunda-feira, 30 de março de 2009

Mercado do Pau

(depois deste post existe outro novo também!)

Todos os Sábados, na baixa de Maputo, reunem-se vários vendedores de rua para mostrarem a sua arte e o seu artesanato.

Como em todos os mercados estão em campo duas equipes.

A primeira os vendedores. A sua arte é vender ao estilo marroquino!! Dizem:"custa 600, mas podemos falar, conversar","Diga lá mamã/chefe, quanto quer dar?" E assim começa o negócio. 0 artesanato varia consoante o jeito que têm para a vida, que vai desde coisas em madeira, venda ambulante de caju e de amendoim, peças de roupa com os tecidos tipicos, brincos e colares e também pintura. Esta ultima, pode ser em tela com ou sem caixilho ou como dizem por aqui "caisquilho" (tentei explicar o porquê de se dizer caixilho, mas não valeu de nada) ou então os famosos "batiks". O batik é um pano que é pintado com umas quaisquer gorduras ilustrando situações de vida locais.
quando ainda não nos convenceram a comprar, eles começam a alegar muitas coisas! A melhor desculpa é sempre aquela "Ainda não comi nada hoje!" - nesta ainda posso ajudar - mas logo em seguida vem outra "Ainda não vendi nada hoje!" - mas nesta o mal não é meu, penso eu! Mas a melhor de todas mesmo ouvi quando já íamos a meio da feira e um vendedor me diz "Oh amigo! Preciso de vender, para amanhã ir ao estádio na Machava!"... Eu que já não vejo um jogo do meu Benfica há coisa de 1 mês, lá ia patrocinar uma ida ao jogo Moçambique - Nigéria???

A outra equipe, somos nós, compradores de artesanato, e muito atentos... uns mais que outros... A primeira regra neste tipo de mercados não varia muito dos mercados a que vamos em Portugal. Devemos andar sempre com notas pequenas, em bolsos estudados. Se pedem 100 meticais por algo, vamos ao bolso das notas de 50 e começamos a regatear só com uma nota na mão. A segunda regra é começar a regatear por metade do preço que nos dizem, ou então como a Ana, que dispara um preço, baixissimo e daí começa o seu negócio, acabando ela também por dizer que precisa de dinheiro para depois ir comer....

(Ana Filipa) ... o meu negócio foi: vi um suporte de velas (lamparinas) e perguntei o preço e ele disse: "são 650, mas vamos conversar" e eu disse logo:"xiii...caroooo" mas aqui para nós, eu ainda não tenho o câmbio na cabeça, só estava a fazer o meu papel. e ele começou o seu negócio: "mas quanto quer dar?"....e eu como ainda não estou perita nos preços respondi:"o menos possivel"...bem para resumo da coisa, trouxe por 500 meticais a base das velas, uma lança em pau preto e um cinzeiro em sândalo, em que a parte exterior do mesmo conserva a casca da árvore. Ou seja, tudo por uns 15 euros, mais ou menos...mas ele não ficará sem resposta, pois ainda terei que negociar melhor!!! Fica para a próxima.


Tendo estas regras na cabeça vamos pedindo "mahala's" (borlas ou bonus)! - a primeira coisa que comprei, uma maquete de uma escola moçambicana em pleno mato. Pediam 380 meticais comprei por 200 (Ana Filipa) ... O João que já sabe dos preços/câmbios ainda está pueril nesta arte dos negócios, mas vai caminhando para lá!!
A segunda compra neste mercado foi de uns amendoins, 40 meticais de amendoim. Quando consumei esta compra, olhei em volta e a Ana já lá ia ao fundo! Fui rapidamente ter com ela! Este rapidamente claro que não é tal e qual eu gostava... Em 10 ou 15 metros sou abordado por vários vendedores que querem vender esta ou outra coisa. Ainda me tentaram vender uns batuques... a minha resposta era sempre a mesma "Se tiveres uma bateria até pensava nisso, agora "batuques..."".

(Ana Filipa) Os amendoins que o João comprou, tenho que deixar aqui escrito que estavam moles....ele compra sem provar!!! ahahahahah

Fomos seguindo e rapidamente já tínhamos muitos sacos nas mãos com coisinhas para nós.

Fica a pena o esquecimento da máquina fotográfica para vos podermos mostrar um pouco deste mercado que nos deixou vontade de lá voltar... Terá que ser noutro sábado! Mas ficamos em divida, por isso ainda poderemos colocar aqui a foto. De momento ficam somente com a tela que comprámos, que não deixa de ser um mercado também

João e Ana
Estamos juntos

3 comentários:

Carolino disse...

Até que enfim!!
Vejam lá se agora não nos deixam sem notícias outra vez. Desta foram quase 15 dias.
Boas compras!

Manuela disse...

Façam o favor de serem felizes!!!
Vamos lançar foguetes e beber champanhe com votos de muita alegria e felicidade!
Muitos beijinhos da mãe

rita disse...

Não vou estar presente, disfarçada de Palmeira, mas estou, com toda a certeza, em espírito! Estou MUITO feliz por vocês, pela vossa felicidade! E viva os noivos!
Beijos grandes nos dois