segunda-feira, 2 de março de 2009

Dia 14 e 15 - Fim de semana diferente

Olá visitantes, amigos, amigas, familia e ,claro, tu A.


Já se passaram 3 diias, se não me engano, desde a última mensagem que vos escrevi. Tenho estado bem, fazendo por me distrair nesta cidade que aos poucos vou conhecendo.

Sábado foi um dia interessante. Aventurei-me pelas “estradas” do comércio em Maputo. É preciso um curso de Técnicas de Consumo para saber o que comprar e onde comprar, fintando assim todas os bazares, lojas e hipermercados. Fui a vários locais, sempre procurando pelo mais barato e para isso tive a excelente companhia do Pedro, Sónia e do pequeno Guilherme. Gente boa! Não fossem eles de onde são!



Peço desculpa de nunca referir os nomes de cada establecimento comercial, uns por esquecimento e outros para não me vender facilmente à publicidade.


Fui a um Shopping com muito estilo português. Prateleiras bem organizadas, produtos de alta selecção, limpeza, clientela seleccionada, preços do outro mundo! Não se podia esperar outra coisa de uma superficie conhecida por ter uma grande lista de marcas portuguesas. Neste shopping comprei Água (2 garrafões de 5 litros) e Sal grosso.


Partimos para outro establecimento, este já bem mais confuso, muito mais pessoas mas onde a possibilidade de escolha também era muito maior. Aqui os clientes já se empurram, desarrumam prateleiras na busca de Tandoori's Made in India. Aqui, é um bom local para comprar electrodomésticos, bicicletas, enfim tem tudo aqui. No entanto comprei apenas 1 lata de salsichas e 10 cabides para pendurar a nossa roupa.


Finalmente fomos para a baixa de Maputo, onde fomos a um centro comercial, com tudo e mais alguma coisa. Aqui a confusão era mais que muita, muito se esperava nas filas, estando todas as caixas (POSs) abertas mas sempre com muita gente! Aqui há de tudo, tudo o que poderemos precisar existe aqui! Lá comprei uma fruta, umas mercearias, sumos e algumas coisas mais.


Como devem ter percebido, no local onde comprei mais coisas, é onde há maior confusão, preços mais baratos. Não é fácil fazer compras em Maputo. Além de termos que correr várias superficies para encontrar o melhor e ao melhor preço acabámos por perder uma manhã nestas voltas. Mas foi muito engraçado, ver o Guilherme, todo contente a encher o carro de compras, e quando dávamos por ele, lá ele estava a encher e a encher cada vez mais o carro de compras.


Voltei para casa onde dormitei um pouco e vi alguns testes. A meio da tarde, fui novamente a uma esplanada que já conhecia, que tem como fundo o Oceano Indico. Estava esfomeado e comi até me sentir bem. Não há duvida alguma! Comer, para mim, é um prazer. Mas deve ser aproveitado com companhia. Aqui comi bem ao contrário de outros dias que estou sozinho e acabo por comer umas uvas, um pão com manteiga ou algo do genero. Já me deixei de comer os croissants com queijo, comprados de véspera, que durante alguns dias, aqui, foram a minha dieta diária.


À noite, fui a casa do Pedro, da Sónia e do pequeno Guilherme. Estivemos na conversa e a assistir ao jogo do Porto – Sporting. O Pedro é como eu! Gosta do impossivel e tal como eu queria que tanto o Porto como o Sporting perdessem nesse jogo. Não havia espaço para tristezas, O jogo acabou tal e qual como havia começado, com um nulo no marcador para cada uma das equipas. Resultado menos mau. Como aqui são mais duas horas de diferença, o jogo acabou e já era perto da 01 da manhã. Era altura de regressar para casa, ligar para Portugal e descansar, esperando que no dia seguinte não fosse acordado por um cão, por gritos ou até foguetes!



Domingo


Depois de algumas (poucas) horas a dormir, fui acordado pelo sol a entrar pela janela. Directamente nos olhos tornando-se impossivel voltar a dormir. Quer pela incidência da luz na minha cara, quer pelo calor que já se fazia prever.


Tomei o pequeno almoço fora e passei o dia por entre filmes, jogos e trabalho.


O dia terminou com uma chuvada daquelas que todos falam quando ouvem falar das chuvas de Africa.

Amanhã será um novo dia!


(é melhor quando) Estamos Juntos
Até amanhã

2 comentários:

Anônimo disse...

caro amigo, fico feliz por ja teres o teu espaço e poderes organizar o teu ninho do amor...
bem em relação ao futebol claro k os azuis sao o melhor....
e pensa sempre k no outro lado deste globo estao pessoas k todos os dias pensam em ti e te ajudam a dar forças para mais um dia...
ja k estas em africa se como um leao, ser o rei e ter um grande coração..
joao, vanda e rafael

cartas de M disse...

Bom, finalmente vejo que começas a ambientar-te nesse país do Índico. Fico feliz por ti. Como te disse aos poucos tudo vai ao lugar,começamos a gostar das gentes, dos cheiros, do pôr do sol e começamos a chamar casa a esse cantinho.
Sê feliz

Tátá e estamos juntos