sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dia 0 - Partida

Aqui estou eu. Sentado num banco, como tantos outros, no Aeroporto da Portela, Lisboa. Aguardo, enquanto escrevo, pela entrada no avião. Esse avião que me levará a mim, à minha bagagem e um conjunto incalculável de objectos, lembranças e memórias que por diferentes circunstâncias tiveram que ser deixadas em Lisboa.

Lá atrás, onde os comuns mortais sem bilhete de embarque são retidos, ficaram a minha mãe, o meu irmão e a minha companheira para a vida.

É a segunda vez, que por influência do destino sou obrigado a deixar (fisicamente) as pessoas que gosto, os amigos, os passeios, locais com maior importância. Lembro bem da outra situação... Estudar em Évora... falarei disso noutro dia. O importante a ficar aqui hoje escrito são um conjunto de emoções que me vão correndo no sangue... acreditem... sinto um formigueiro estranho, pois ainda não sei o que vou encontrar. Uma cidade, novas pessoas, novos costumes mas desta vez a uma distância onde se alguma coisa correr menos bem eu possa voltar para o conforto do meu núcleo de pessoas a quem eu quero e que me querem bem.

Como dizia é muito estranho tudo aquilo, pelo qual tenho passado. As últimas semanas levaram-me ao limite, admito... não é fácil uma mudança assim, mas principalmente não é facil entender tudo o que ai vem.

Entendo assim, que a minha postura na despedida, hoje e nos outros dias de todos aqueles de quem me despedi, possa ter parecido algo um pouco feito de animo leve, como se me tivesse a despedir "até à próxima semana"...

Compreendo tudo e todos aqueles que viam a minha viagem para Maputo com uma maior apreensão... mas quem realmente me conhecia sabia que há muito tempo eu perseguia este sonho que no último ano veio a ganhar forma e limites mais concretos.

Descolámos há cerca de 30 min, e quando dou por mim...
Entrámos em Espanha! Graças a um televisor (que por incrivel que possa parecer consegue ser mais pequeno que este meu portatil) conseguimos ver em que ponto da viagem estamos...

Liguei os fones... Carlos do Carmo - Lisboa menina e moça ... lindo! Mas nao vamos abusar, vou trocar de musica... o sono é muito e como ainda nao serviram o jantar... nao quero adormecer antes.

Estamos entre Huelva e Sevilha a uma velocidade de 885 km/h e com uma altitude de 9300 metros... Mas agradável está lá fora... o termometro marca 52 graus... negativos...

Canal 2 do rádio a música parece bem melhor...mas não tarda mudo... esta música trás-me outras recordaçoes... Sera que encontrarei alguma radio que me convenha?

Fui até ao canal 14 e não achei nada que me agrade... vou parar com a música...

Quero parar um pouco agora para partilhar com vocês o Menu do Jantar a bordo...

REFEIÇÃO A BORDO

- Salada de Cogumelos
- Cebolada de Migas de bacalhau com Couve Portuguesa ou Frango Assado (vou optar pelas Migas)
- Arroz doce

Não parece mau, mas preparem-se para ler e saber o que será o que eles chamam de pequeno almoço a bordo:
- Sanduiche de Mousse de Beringela... com compota de cebola.

Será que vim num voo Vegetariano?

Não quero sair do avião sem antes vos falar da minha companhia de viagem. Um show! Antes de mais, consegui realmente um lugar supostamente com janela, mas... não! Quando entrei no avião dirigi-me para o 12A. Coloquei as minhas (2) bagagens de mão, mais um casaco nos compartimentos devidos e lá aguardei pacientemente por conhecer quem iria partilhar comigo 11 horas da nossa viagem de avião. Bem, posso-vos dizer que estamos a breves instantes de começar a sobrevoar Africa... Devem começar a por um filme... é o que parece... será bom o filme? ..... Não, não me esqueci de vos falar da minha companhia de voo. Estou sozinho neste banco, o que é bom porque posso me levantar e ir ao WC, estender-me melhor e dormitar... enfim...

O jantar foi servido e eu e a minha companhia do lado lá jantámos. Ela comeu muito pouco... Para compensar eu comi tudo tendo deixado umas crackers para mais logo...
Alterei a hora do relógio para que não me acontecesse o mesmo que em Cabo Verde. O sono está a chegar a uma rapidez brutal! Não há meio de passarem um filme para a malta se entreter... depois do telejornal fui brindado com quase 50 min de publicidade a uma escola de equitação em S. Paulo, Brasil, onde falavam de dressage, compra e venda de cavalos e corridas... Rapidamente perdi o interesse de tão útil informação... (claro que assim que comprar um cavalo, vou mete-lo naquela escola, no Brasil.)

Agora passam na TV (tem sido sempre como que uma emissão especial da RTP) um programa de um chef de cozinha com mais 2 amigos... penso que aprendi algumas coisas...


Vou tentar dormir um pouco...
Amanha espero acordar já no espaço aéreo Moçambicano.

Até amanhã

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Devias ser escritor sr.joao moçambas lol sentimos que estas bem e feliz... que bela ideia,esta do blog, como tu dizes que é para a familia amigos e desconhecidos, é reconfortante saber por onde andas, andas-te e como estas. Continua assim, com esse senso d humor e alegria com que levas a vida... Boa sorte!!! Bjinhs meus e do pedro.

Saudades!