sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dia 1 - Chegada

É impossivel adormecer no avião... Quando estava bem pertinho de adormecer a ouvir o Canal Português no Radio, começaram a repetir as músicas... Já tenho os pés dormentes e já perdi as minhas 2 almofadas... cairam para o banco de trás onde vão duas raparigas... Não tarda tenho que me levantar, e mostrar às minhas pernas para o que ainda servem.


Estou com uma tremenda dor de olhos.


Ontem não vos disse, mas penso que descobri um novo sentimento. Estou a sentir solidade, não é mais que uma mistura confusa e impreceptivel de solidão com saudade. Ontem enquanto esperava pela entrada no avião via todas as pessoas acompanhadas ou pelo menos a grande maioria... Esse sentimento talvez me esteja a manter acordado, pois o único lugar vago neste avião... é o da minha companhia do lado... neste momento... uma garrafa do Luso.


Vou tentar dormir um pouco ou procurar a casa de banho do avião...


Finalmente dormi um pouco e encontri o WC. Muito melhor agora. Estamos neste momento a 42 minutos de aterrar, pelo que nos é mostrado no pequeno monitor à nossa frente dentro de instantes estaremos a sobrevoar solo Moçambicano. Já se nota nas pessoas que estamos perto. As pessoas, que durante uma noite dormiram bem melhor do que eu, acordaram para um pequeno almoço, algo estranho, devo confessar, comeram ou melhor devoraram os seus pequenos almoços e iniciaram um frenesim incrivel arrumando sacos, saquinhos e sacolas.


Nem quero imaginar quando for eu, daqui a alguns minutos ou mesmo depois do avião aterrar...

Agora sim estamos já em Moçambique, não consigo olhar pela janela nem me atrevo, com muita pena, gostava de tirar umas fotos para recordar... terei o meu tempo! O sol que se mostrou timido durante toda a viagem apareceu e agora entra pela janela de uma maneira que fere a vista e é melhor fechar a escotilha. É melhor não olhar por lá por enquanto nem colocar lá a maquina para registar... aquilo que por enquanto são só nuvens.

Aterramos dentro de 35 min. Vou desligar o pc, arrumar tudo com calma. E... ser uma esponja neste país que dentro de instantes me vai enfeitiçar.


Acredito que não tenha havido uma única alma que durante a aterragem não tenha suplicado a todos os santinhos das aterragens e das pistas compridas... Que grande travagem! Fui rapido a sair do aviao, mas depois veio a complicação... precisava de uma caneta para preencher um papel e não a tinha... Finalmente lá encontrei um senhor que se dispôs a emprestar-me a caneta. Depois como tinha aquele carimbo especial no passaporte foi muito rápido... lento foram as malas, onde comecei a ver a disponibilidade fantástica destas pessoas em ajudar quem vem de fora, por umas ou outras razoes.


Depois de alguma demora em rever a minha bagagem, com dois casacos na mão e mais duas malas bem carregadas, lá surgiu no fundo do túnel a minha bagagem. Prontamente a comecei a tirar, mas nao consegui... Alguem, bem maior que eu e com mais força fisica chegou-se tirou a mala e disse-me que não me preocupasse com coisa alguma. Passámos de novo pela segurança alfandegária e sem problemas aí também. O meu novo amigo logo se prontificou a fazer o trabalho todo.


À saída do aeroporto, lá estava o Sr. Carlos com um papel com um nome, de uma qualidade de arroz, escrito! Cumprimentámo-nos e levámos as coisas para o carro. Primeiro engano... Ia me metendo para o volante, tal não é o habito ou a vontade em conduzir neste país.


Pedi que fossemos comprar um cartão de telemóvel e lá fomos, depois comprei uma carga e mais tarde outra carga.


Cheguei ao hotel, do qual vos mostrarei fotos em breve, e fiquei um pouco desapontado no ínicio. Mas assim que entrei no "lobby" as coisas começaram a melhorar.


Depois de cerca de 40 minutos à espera que o meu quarto estivesse pronto.


O quarto é magnifico, e nesta altura já me tinha despedido do Sr. Carlos. Fui ao WC... fumei um cigarro e quando me preparava para descansar um pouco o telefone do quarto tocou. Era o Sr. Carlos. Estava de volta e ia-me levar à escola, para eu conhecer as instalações e alguns colegas, na esperança de encontrar algum sitio para poder ficar.


Almocei com alguns colegas, e por largos momentos senti-me em casa, junto de família onde se falou de tudo um pouco, riu-se e partilharam-se algumas experiências.


A escola é fantástica pelo que me apercebi! Bem equipada, organizada e com pessoas com muito bom coração! Que sempre se dispuseram a ajudar.


Mas, quando eu estava a gozar a minha tarde na escola, familiarizando-me com tudo e todos fiquei em sobressalto, bastante nervoso e triste. Rapidamente resolvi toda a situação e as coisas mudaram.


Voltei para o quarto e tenho andado numa roda viva e só consigo entrar na net na recepção de onde agora vos escrevo.

No quarto algo se está a passar. Jantei às 4 horas da tarde de Portugal, pois caso o autoclismo me permita dormir, espero conseguir dormir um pouco.


Decidi ir a uma pizzeria "el Greco", fica mesmo aqui colado com o hotel, disseram-me que era boa, e lá fui. Como não tenho tido muita fome optei por uma sopa. Dizia no menu que a Sopa era Sopa Portuguesa e depois referia que era uma sopa de legumes. Pensei boa aposta. Peço a sopa, uma pizza para levar para o quarto para caso me dê a fome, e para beber uma MAC MARON, por outras palavras uma 2M.


Agora espero que o sono me venha buscar e me leve para o quarto para poder descansar umas boas horas... Assim o espero.


Amanha não sei como será o dia, mas espero ter um tempinho para vos mostrar fotos ou quem sabe até contar algumas das peripécias que me vão acontecendo.



Até amanhã

Estamos juntos

3 comentários:

me, myself and I disse...

Boa sorte João.

Um abraço deste Portugal longínquo!!!

Uma força diária de perseverança e vontade de te manteres fiel ao que te levou para Maputo.

Tony_DR1VE

Inês disse...

Muito bem priminho! Continua a escrever que estamos a gostar muito de lêr. E estou desejosa de vêr as fotos!
O Rui manda um abraço e eu mando-te beijinhos!

Inês

João Nogueira disse...

MacMahon? Má opção... Experimenta antes uma Laurentina!

Muitas felicidades João. Vou seguir o teu blog com interesse e muita saudade.

Nogueira