segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dia 3 - Conhecendo a minha nova vida - primeiro dia de trabalho

São 6 e 15 em Maputo, menos duas horas em Portugal! Se no início pensava que a diferença horária era pouco significante, a frase anterior mostra realmente o que quer dizer esta diferença horária. Passa-me muitas vezes pela cabeça a data de mudança de hora em Portugal para que fiquemos com uma diferença horária mais próxima, já que aqui não existe hora de Verão e de Inverno.

Desci para o café, no hotel, ainda está fechado! Saio para a rua, completamente diferente em outras horas, e vou até ao Nautilus. A esta hora a rua parece como muitas outras que já vi. Com alguma capacidade criativa, arma fundamental na carreira docente, consigo imaginar esta rua em plena baixa de Berlin, Paris ou até mesmo Lisboa. Os vendedores ambulantes e de banca fixa ainda "não entraram ao serviço". Depois do meu pequeno almoço lá me sento na porta do hotel esperando o meu colega, que hoje me levará até à escola.

Esta noite tive mais dificuldade em adormecer. Apesar do cansaço hoje tive uma valente briga com o Ar Condicionado. Acho que me levantei 2 ou 3 vezes sempre para o desligar. Mas devia carregar num botão errado, voltava-me a deitar para acordar de novo mais tarde para repetir todo o processo.

Chegámos à escola! Foi bom ver todo aquele frenesim de miudos e graudos a chegar à escola. Lá tratei de algumas coisas que estavam pendentes, conheci mais uns colegas, que sempre me trataram 5 estrelas. O tempo foi passando e a hora de entrada ficando cada vez mais próxima. Tive uma nova mini tour pela escola, onde ia revendo espaços já no sábado visitados e conhecendo ou revendo alguns colegas.

Há, entre todos os colegas da escola uma harmonia que não tenho ainda palavras para descrever. Um cuidado e uma atenção comigo, como se um brinquedo novo se tratasse. Estão preocupados, perguntam-me como estou, enfim... Sinto-me e senti-me hoje realmente bem, durante todo o tempo que estive na escola.

Lá finalmente cheguei à sala onde irei trabalhar nos próximos tempos. É uma sala provisória pois a sala de uso premanente está a ser "arranjada".

Entrei na turma, e fiquei espantado com a diversidade cultural ali reunida. Penso que é cedo para tirar qualquer tipo de conclusões sobre alunos, mas penso que tive "sorte" pois tenho alunos francamente bons e trabalhadores quando motivados. Penso que os toquei de alguma forma, pois consegui espalhar alguma da magia e ver nos olhos dos alunos uma curiosidade enorme em ouvir-me a falar. Ficaram doidos quando lhes disse "Espero ensinar-vos muito, mas aprender ainda mais com todos vocês". Penso que consegui e que estou no caminho certo.

As aulas correram bem, e consegui fazer um pouco de tudo, há muito a trabalhar, muito que lhes quero transmitir, espero ter tempo e toda a força deste mundo para conseguir mostrar-lhes tudo aquilo que pretendo. As condiçoes materiais da escola aponta sempre para que tudo seja favorável ao sucesso escolar e educativo desta escola. Vamos juntos, como disse aos meus alunos, não querendo nunca andar à frente deles nem atrás. Como uma vez alguém disse, "Não caminhes à minha frente, posso não saber seguir-te. Não caminhes atrás de mim, posso não saber guiar-te. Caminha antes a meu lado e juntos chegaremos ao nosso destino". Disse esta frase aos meus alunos que ficaram com uma cara de espanto, e senti mais umas bolinhas de magia no ar.

As aulas terminaram e era tempo de ir almoçar.
Com a senha de refeição na mão dirigi-me então para a cantina, onde optei por bife de vitela com esparguete. Soube-me bem, realmente! A companhia foi boa, mais uma vez! Mas a fome, que me acompanhou parte da manhã foi claramente tranquilizada.

Na parte da tarde, esperava-me alguns "protocolos" na escola, para começar a tratar das coisas todas. Estive com um senhor, 5 estrelas, muito simpático e dei início a vários processos que devem ser feitos e onde estou a contar com uma preciosa ajuda.

Configurei a net, para aceder na escola e mais tarde concluí que MSN está bloqueado na escola. Assim, aproveitarei na escola para trabalhar e para ver os mails. Chega! Para conversar venho para o hotel, onde no quarto, agora já com net, estou bem mais à vontade.

O dia correu muito bem. Já estou de volta ao quarto, depois de mais um jantar no nautilus. Janto lá uma refeição leve, tanto a nível calórico como a nível financeiro. Hoje a conta do jantar foram 62 meticais, não chegando a 2 euros.

Amanhã devo almoçar no Nautinus onde o prato do dia são 140 Meticais.

Hoje estou estoirado. Foi o dia todo sem parar, vou tomar um banho e vou-me deitar, amanhã temos mais do mesmo.

Até amanhã
Estamos juntos

3 comentários:

pescas disse...

rapaz, estou a ver k estas a encaixar bem e vou devorando as palavras k vais escrevendo...sabes bem k estamos ctg...para tudo.
abraço

rita disse...

Fico feliz por estares a absorver, de uma forma tão alegre, tudo o que estás a conhecer de novo. Muita força.
Beijos

Carolino disse...

Estou a gostar! Não pares. É bom saber como as coisas vão correndo por aí e, se forem correndo como até agora é óptimo!