quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Dia 6 - O dia em que a Terra girou de novo

São 20 horas e quero vos dar o weather forecast da minha nova cidade:

Tempo para Maputo
30°C
Actual: Muito nublado
Vento: E a 23 km/h
Humidade: 74%

Num dia, particularmente, quente, onde as temperaturas várias vezes se fizeram sentir, também no meu corpo, perto dos 40 graus, vivi um dia muito, mesmo muito feliz.

Depois do dia de ontem, onde os mais atentos se aperceberam da falta do Dia 5, que foi deveras desgastante, triste e depressivo, parece que tomei a vacina que precisava para enfrentar estes próximos dias, semanas, meses, etc...

Estou mesmo feliz! Já vos tinha dito isso hoje?

Muitos panoramas, começam, agora, a mudar e eu começo a ver a vida nesta cidade com outros olhos.

O dia de ontem foi um dia que parte, grande parte dele, eu quero esquecer. Por isso não fiz comentários nem vos brindei com uma única palavra ontem. Do dia de ontem, quero reter os ensinamentos e as palavras sábias, que aqui e ali fui escutando, de pessoas com uma história nesta cidade já bem mais longa que a minha.

O dia de hoje, para além de quente, como já vos transmiti, banhou-me de energias de uma forma fantástica.

Depois das aulas lá fui tratar de umas coisas no notário.

Foi aqui que comecei a ver algumas diferenças para esse país, chamado Portugal. Em Portugal, estas autenticações custariam cerca de 30 ou 40 euros, aqui paguei 20 meticais qualquer coisa como 60 cts. Em Portugal é uma pessoa que faz todo o trabalho, aqui há 6 pessoas. Uma pergunta o que queremos e recebe os documentos, para depois passar a uma segunda que coloca os carimbos, outra verifica se está tudo bem, outra preenche os espaços em branco deixados pelo carimbo, outra coloca o selo branco e outra ainda penso que estava a dormir. Ao fim de 20 minutos tinha tudo resolvido, e comecei então aí a absorver a energia das árvores das avenidas, os cheiros, esta ida ao notário foi como uma libertação, um renascer dos sentidos. Vim, debaixo de um sol abrasador, para o hotel, onde só queria falar com aquela pessoa especial e mostrar-lhe como estava feliz neste dia. 5 ou 10 minutos a pé, depois de ter feito uma "amizade" com um vendedor ambulante resolvi passar pela embaixada. Mas não consegui resolver os assuntos que me levaram a esse local. Rapidamente me pus no hotel, queria mesmo falar com Portugal para mostrar o quão feliz eu estava e estou hoje. À chegada do hotel, cruzei-me, à medida que começava a escorrer suor por cada cm quadrado do meu corpo, com o dono do hotel, que me falou muito bem, mas deu-me uma notícia péssima. Não havia electrcidade! O que significa isto? bom... não havia ar condicionado nem os routers estavam a funcionar para poder falar para Portugal. Não tardou e a rede eléctrica voltou de novo a funcionar. Subi a correr para o quarto e liguei para Portugal.

As energias estão a nosso favor, e se em Maputo as coisas estavam a começar a correr bem, de Lisboa surgiram novidades que alegraram e energizaram ainda mais a minha vida.

Nesta tarde senti-me como um local. Confiante e acima de tudo feliz. É assim que tentarei estar nesta cidade que me acolheu, com as pessoas fantásticas que até agora me têm feito sentir tão bem!

Com o casamento em mente, a tua chegada, em breve, fazem-me acreditar que estarei à tua altura para quando chegares, mesmo ainda nao tendo aprendido a dançar.


Amanhã será um novo dia. Um dia cheio de vontade de ser vivido! E eu estarei cá, de mãos abertas para o viver e receber tudo e mais alguma coisa.


Estamos juntos
Até amanhã

Um comentário:

rita disse...

Ainda bem que estás feliz... E ainda bem que vais tendo esses momentos bons - agarra-te a eles! E aprende a dançar, homem!
Beijos.